Se você não pertence à geração Z…

TABLET

Este post é especial para um amigo que me disse estar confuso com tanta tecnologia disponível hoje em dia.

Diferentemente da geração Z, que parece já ter nascido com chip, algumas pessoas que já passaram dos quarenta anos possuem uma certa dificuldade em saber o que é um tablet, por exemplo.  Tablet é melhor que notebook ou não? O que é Android? Smartphone e celular são a mesma coisa?  Qual a diferença entre iPad e iPod? E iPhone? iQueCoisa, hem?

Vamos lá. Os tablets são dispositivos portáteis em formato de prancheta que podem ser usados para acesso à internet e redes sociais, organização pessoal, leituras em geral, assistir vídeos, tirar fotos, ouvir músicas, visualizar e editar textos e planilhas, jogar e muito mais. Possui tela com dimensões entre 7 e 10 polegadas,  sensível ao toque (touchscreen).

Comprar um tablet ou um notebook? Depende. O tablet é menos potente que o computador pessoal porque seus processadores e a capacidade de armazenamento são bem menores. Não dá para rodar programas mais pesados. Porém, é mais confortável para abrir emails, ler textos, fazer apresentações pessoais e acessar redes sociais. Já para quem estuda ou precisa trabalhar por muitas horas, o notebook é o mais indicado.

O Android é um sistema operacional para dispositivos móveis, como celulares, smartphones e tablets, desenvolvido pela Google em parceria com a Open Handset Alliance. Permite interagir com o hardware dos aparelhos e usar os programas desenvolvidos para essa tecnologia. Existem outros sistemas operacionais para dispositivos móveis, como o iOS, da Apple, o Windows Phone, da Microsoft, e o Symbian, da Nokia.

Qual a diferença entre celular e smartphone? Você sabia que já existe a smart TV?

Nem todos os aparelhos que possuem teclado alfanumérico, também chamado Qwerty, e a função Wi-Fi, que permite acesso à internet, são smartphones.  O smartphone possui um sistema operacional como um computador, que permite instalar e rodar os mais variados softwares. Veja a comparação:

 

Celular Smartphone
Principais características Para tarefas básicas, como enviar e receber SMS e MMS, tirar fotos, reproduzir músicas e gravar vídeos simples. Possui um sistema operacional multitarefa e multimídia, pronto para acessar a Internet, redes sociais, baixar arquivos ou programas e editar documentos.
Armazenamento interno Limitado a pouca capacidade de armazenamento. Alguns modelos permitem expandir a memória interna do celular com um cartão de memória. Armazenamento interno grande. Certos modelos já vêm de fábrica com alguns gigabyites de memória. Praticamente todos expandem a memória interna com cartões.
Sistema operacional Não possui. Tem apenas interfaces simples, limitadas às funções básicas do aparelho. Não é possível instalar novos programas para aumentar as funcionalidades. Possui sistema operacional complexo como Android, iOS, Windows Phone, entre outros. É possível instalar e baixar aplicativos para aumentar as funcionalidades.
Conectividade Possui acesso à rede de telefonia celular brasileira e ocasionalmente à rede de Internet de segunda geração, WAP (2G). Muitos modelos contam com Bluetooth e, alguns poucos, possuem acesso de internet sem fio, Wi-Fi. Compatível com as múltiplas bandas de comunicação, inclusive às redes de telefonia celular estrangeira. Possui acesso à internet 3G e à rede sem fio, Wi-Fi.

Fonte: http://www.zoom.com.br/celular/deumzoom/qual-a-diferenca-entre-smartphone-e-celular

A Smart TV é também conhecida como TV conectada. Trata-seda integração entre a Internet e a televisão.  Requer conexão de banda larga, oferecendo, diretamente no televisor, conteúdo interativo, como jogos e aplicativos, por exemplo. Possui página inicial que permite o acesso ao link para sua loja exclusiva de aplicativos e também a diferentes funções. Até o momento, todos os aplicativos disponíveis são gratuítos, mas isso não deve durar muito tempo. Os fabricantes aguardam o uso desse recurso se popularizar para disponibilizarem outros tipos pagos que já são sucesso entre os smartphones.

E, finalmente, o que são iPhone, iPad e iPod? Todos são produtos desenvolvidos pela Apple.

O iPhone é classificado como um smartphone. Como isso já está explicado acima, vamos para o próximo.

O iPod Touch é basicamente um MP3 player com vídeo, câmera fotográfica e mais alguns recursos. É meio que um iPhone sem o Phone.

Já o iPad é um dispositivo em estilo tablet, que a essa altura você também já sabe o que é. A primeira geração do iPad foi lançada no Brasil em 30 de novembro de 2010. A segunda geração veio com câmeras traseira e dianteira que permite a realização de videoconferência.

Entendeu, Claudio?

Dê sua opinião