As palavras do noticiário econômico

palavras1 (1)

Você tem ideia do que seja uma commodity?  E o que significa  quando  se diz que  parte do capital  de uma empresa foi vendido?

São termos que ouvimos todos os dias no noticiário econômico, mas que a maioria das pessoas não imagina o que querem dizer.

Vez ou outra tentarei explicar algumas delas, para que de uma próxima vez que assistir ao noticiário você não fique tão perdido.

Commodity (ou commodities, no plural). O termo é muito usado em relações comerciais internacionais e quer dizer mercadoria  em inglês. Trata-se de um tipo de mercadoria em estado bruto, ou seja, que pode ser transformado em algum outro bem.   Café, algodão, cobre e petróleo são apenas alguns exemplos do que é uma commodity.

Como exemplo da aquisição de capital, em maio de 2012 foi divulgada  a notícia de que Eike Batista havia comprado 50% do capital do Rock in Rio. No mercado financeiro*, o capital de uma empresa é composto por  títulos negociáveis (ações).  O fato divulgado  significa que 50% das ações da empresa que controla a marca Rock in Rio passaram a ser de propriedade do empresário.

*Mercado financeiro. É formado pelo mercado monetário e o mercado de capitais. Engloba todas as transações com moedas e títulos e as instituições que as promovem, entre elas bancos, fundos de investimento, além das Bolsas de Valores.

2 comentários

  1. Jessé Wakai - 20 de dezembro de 2012 19:44

    Sandra tudo bem guria ?

    Tem algum artigo ai para aquisição de imóvel, programa minha casa minha vida, investimento imobiliário, e etc ?

    Bjão,

    Responder
    • Sandra Rodrigues - 20 de dezembro de 2012 23:53

      Olá, Jessé.
      Está tudo bem, sim. Por enquanto não tenho um artigo pronto sobre aquisição de imóveis, mas sua sugestão já está anotada para 2013. O que posso lhe adiantar é que o crédito imobiliário sofreu grande expansão no decorrer desse ano, atingindo praticamente todas as camadas da sociedade, de modo que comprar um imóvel está relativamente mais fácil. Digo relativamente, porque em nossa cidade os preços dispararam.
      Grata pelo contato.

      Responder

Dê sua opinião