A profissão de Economista

O Economista é o profissional que estuda fatos históricos, dados e estatísticas a fim de detectar tendências na atividade econômica, níveis de confiança na economia e atitudes do consumidor.

Essas informações são acessadas por meio de avançados métodos de análise estatística, matemática e programação, e também por meio de análises históricas, e dão base para recomendações de como encontrar maneiras para melhorar a eficiência de um sistema ou obter vantagens de tendências assim que se estabelecem.
Ele ajuda a construir, a ampliar e a preservar o patrimônio de pessoas, empresas e governos e desenvolve planos para a solução de problemas financeiros, econômicos e administrativos nos diversos setores da atividade econômica.

Fonte: Conselho Federal de Economia, Guia do Estudante e Brasil Profissões

No Brasil, a profissão de economista foi regulamentada em 1951 com a Lei n° 1.411. Para ser economista, é necessário ser bacharel em Ciências e Econômicas e estar registrado em um dos Conselhos Regionais de Economia.

Um economista deve sempre estar atualizado em relação aos acontecimentos do mundo e de sua região.

Devido à sua capacidade de análise de dados, estatísticas, tendências e movimentos dos mercados, o profissional de Economia pode atuar nos setores público e privado, em importação e exportação, pesquisa, organizações nacionais e internacionais, na política, entre outras áreas.

Dê sua opinião